Vereadores de Taboão aproveitam “janela” eleitoral e trocam de partidos

0
330

Carlinhos do Leme, Eduardo Nóbrega, Marcos Paulo, Luzia Aprígio mudaram de partido e Professor Moreira sai do PT e ainda está definindo para onde vai

Por Renata Gomes

charge 50 siteAproveitando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 91/2016, promulgada em 18 de fevereiro, que fixa uma janela de 30 dias para que todo detentor de mandato eletivo possa se desfiliar de partidos sem perder o mandato por infidelidade partidária, cinco dos 13 vereadores de Taboão da Serra trocaram de partido.

O prazo para a troca de partido sem o risco de cair na infidelidade partidária e perder os mandatos terminou na sexta-feira, 18. A janela, segundo a secretaria geral do Congresso, vale para políticos eleitos pelo sistema proporcional, como deputados e vereadores. Senadores, presidente da República, governadores e prefeitos, por serem eleitos no sistema majoritário, podem trocar de partido quando desejarem.

A criação do prazo para troca de partido faz parte da chamada reforma política, um conjunto de medidas que tratam, entre outros temas, sobre modelos de financiamento de campanha, idade mínima para um candidato poder se eleger para um cargo político, reeleição e duração do mandato. O prazo para filiação em um partido segue até o próximo dia 2 de abril.

Com a mudança, o PSDB de Taboão da Serra ganhou mais dois vereadores: Carlinhos do Leme que estava no PP assinou a filiação tucana e o Eduardo Nóbrega também migrou do PR para o PSDB.

Marcos Paulo saiu do PROS e foi para o PPS. A vereadora Luzia Aprígio saiu do PSB e foi para o PEN. Já o vereador professor Moreira deixou o PT depois de 32 anos de militância e até o final da noite de segunda, 21, não definiu qual será seu novo partido. Em resposta ao jornal Hoje ele disse ainda estar acertando os detalhes e que nada está definido ainda, alguns sites afirmaram que ele deve ir para o PSD, do pré-candidato a prefeito José Aprígio.
Com a mudança, os cinco partidos PP, PSB, PROS, PR e PT perderam bancadas e o PPS e PEN ganharam representantes mandatários.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*