Tapetes de Corpus Christi são expostos nas ruas do centro de Taboão

0
211

Por Felipe Oliveira

Tapetes de Corpus Christi confeccionados nas ruas de Taboão. FOTO: Felipe Oliveira/Hoje
Tapetes de Corpus Christi confeccionados nas ruas de Taboão. FOTO: Felipe Oliveira/Hoje
A reportagem do Jornal Hoje em notícias foi às ruas do centro conferir a exposição dos tapetes em comemoração ao tradicional feriado religioso. Conversamos com colaboradores, organizadores e pessoas que passavam no local. Algumas, por sinal, nem sabiam o significado da data festiva

Na manhã do feriado de Corpus Christi, no dia 26 de maio, a reportagem do Jornal Hoje em notícias, de Taboão da Serra, esteve in loco, no centro da cidade, para conferir a 23ª edição da tradicionalíssima exposição dos tapetes em celebração à uma das principais datas da Igreja Católica.

Saindo dos fundos do Santuário Santa Teresinha, o trajeto da exposição percorreu as ruas do Carmo, Jovina de Carvalho Dáu, Ernesto Capelari, Tereza Maria Luizetto, Senador Filinto Muller e a Avenida Armando de Andrade. Os próprios fiéis confeccionaram suas artes, usando pó de café, laquê (para segurar e endurecer) e pó de serragem, tanto na cor neutra, como colorida (vermelho, azul e amarelo).

Com mais de 121 tapetes expostos no chão, o público pôde acompanhar de perto toda a produção das obras, que começaram já na madrugada. Os moradores da região, ou quem passava por uma das ruas, usaram seus celulares e máquinas para registrar o momento com fotografias.

Segundo Sonia, moradora do Jardim Kuabara e uma das diversas colaboradoras do projeto, seu tapete baseou-se na obra pentecostal. Para ela, que já participa do evento há bastante tempo, a sensação de poder contribuir é sempre gratificante.

“Já é uma tradição de muitos e muitos anos por aqui. À meia noite, vem um pessoal e risca todas as partes, enumera todas elas e colocam areia molhada em cima. Quando chegamos aqui, passamos um rodo e pincelamos tudo. Para cada detalhe, é uma serragem de uma cor, para cada tapete, existe um ideal dentro da filosofia pentecostal. A minha é baseada na misericórdia”, explicou.

Para Jony, do bairro Sítio das Madres, outro colaborador, além do propósito religioso, o importante é o ambiente familiar que o feriado de Corpus Christi proporciona. “Eu sempre participo, praticamente todos os anos. Hoje, trouxe minha mãe, meu pai e minha noiva. Não é sempre que conseguimos, pois muita gente quer participar”, disse o fiél, que desenhou o Bom Pastor, como designou a organização da exposição.

Monica Matos, de 33 anos e residente do centro, passeava com seu cachorro pelas ruas e aproveitou para admirar as obras, no entanto ela, que não é católica, acredita que a celebração do Corpus Christi em si é uma festa pagã. “Eu respeito e acho importante, saudável. É legal ver as famílias participando, todas juntas, mas não concordo muito com o sentido desse feriado, não”, concluiu.

Uma moradora do centro, que não quis se identificar, disse que não sabe o significado do feriado, mas mesmo assim todos os anos confere a exposição. “São obras realmente muito lindas, porém eu não sei o que significa o Corpus Christi”, falou, aos risos juntamente com o marido, que também preferiu não se identificar.

Mario Sérgio de Arruda Lima, 40 anos, do Jardim Maria Rosa, contou a nossa reportagem que veio pela primeira vez à exposição. De acordo com ele, as pessoas deveriam se basear no amor de Jesus. “É uma maravilha esses tapetes. Mas, é importante também que todos possam fazer uma introspecção das próprias vidas, dos próprios atos baseando-se em Cristo”, relembrou o Agente de Trânsito.

O padre Vitor Luis, do Santuário Santa Terezinha, afirmou que o sentido do feriado de Corpus Christi é o corpo do Senhor representado pela eucaristia, pela fé das pessoas. “É uma festa muito significativa, muito bonita. São quase mil pessoas que se mobilizam em torno desse evento, que tem como cunho principal a evangelização. Afinal, sempre unidos com Jesus Cristo”, finalizou.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*