Tapetes de Corpus Christi são expostos nas ruas do centro de Taboão, Embu e Itapecerica

0
302

Confeccionados por fiéis da igreja católica, os tradicionais Tapetes de Corpus Christi deixaram as ruas dos centros das cidades coloridos e atraíram visitantes. Missas e procissões sobre os tapetes também marcaram a celebração

Centenas de católicos de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra celebraram na quinta-feira, 26, o Corpus Christi, uma das maiores manifestações religiosas da região. Missas solenes e procissões foram realizadas sobre os tapetes feitos com serragem, pedras e areias confeccionados por fiéis durante a madrugada. As ruas coloridas atraíram os olhares de visitantes.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Embu das Artes
Por Ana Rodrigues

Tapetes coloriam as ruas do centro histórico de Embu das Artes . FOTO: Ana Rodrigues/Hoje
Tapetes coloriam as ruas do centro histórico de Embu das Artes . FOTO: Ana Rodrigues/Hoje
Fiéis da Paróquia São José e Santo Eduardo realizaram missa de Corpus Christi, no Dom José, e em seguida fizeram procissão, passando em frente à UPA Dra. Zilda Arns, até a Comunidade São Gabriel. Na rua, ao lado da igreja, um pequeno altar foi montado, onde o pároco, padre Paulino de Moraes, fez orações e abençoou aos católicos –foram produzidos três tapetes, na matriz, no trajeto e na chegada. O deputado estadual Geraldo Cruz (PT) participou.

Já na região central, Pe. Sebastião levou hóstia consagrada, corpo de Cristo, por tapetes, entre duas fileiras de dezenas de coroinhas, após missa no estádio, no início da noite e com velas acesas, os católicos acompanharam o pároco local, conduzido por coroinhas, sobre mais de 50 tapetes desde a ladeira da rua Nossa Senhora do Rosário – com desenhos, entre outros, do “pão da vida”, Jesus, Maria e anjos.

“Muitas pessoas da paróquia participam da confecção dos tapetes, desde a juventude até os velhinhos, é uma tradição que passa de pai pra filho, uma tradição da igreja. Antigamente nós fazíamos a noite, hoje começamos às 6h da manhã e acabamos por volta de meio dia. É trabalhoso, mas muito legal pela interação com as pessoas, integração das comunidades, emprestamos material um para o outro. O resultado é excelente”, explicou Giovanne Bruno.

A procissão durou quase quinze minutos, em seguida os fiéis se concentraram em frente à antiga igreja dos jesuítas e adoraram Jesus.

Itapecerica da Serra
Por Renata Gomes

Itapecerica comemora 50 anos de celebração de Corpus Christi
Itapecerica comemora 50 anos de celebração de Corpus Christi
Fiéis, estudantes e professores participaram da confecção dos 54 tapetes que coloriam as ruas próximas do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia de Itapecerica da Serra. Neste ano de 2016 a paróquia faz comemorações importantes pois completa 175 anos e 50 anos que é realizada a tradicional festa de Corpus Christi na cidade.

A montagem começou na madrugada, por volta das 3h30 da manhã, após o grupo de orações. Segundo a organização, mais de 250 pessoas participaram da montagem dos tapetes. O Padre Alberto Gambarini celebrou uma missa campal no largo da Matriz às 15h. Os fiéis caminharam sobre os tapetes.

A secretária Vanessa Ferreira, moradora do centro de Itapecerica, participa há anos da confecção dos tapetes e diz que neste ano a mensagem de Corpus Christi da cidade é a solidariedade. “É uma tradição de 50 anos, e mais uma vez está impecável, magnífico. Este ano a mensagem que precisamos passar mais que tudo é a união, a solidariedade. Tivemos tragédias em cidades próximas como Embu Guaçu e São Lourenço, é um momento de se aproximar e ser solidário”, descreveu.

Legenda: Itapecerica comemora 50 anos de celebração de Corpus Christi

Taboão da Serra
Por Felipe Oliveira

Tapetes de Corpus Christi confeccionados nas ruas de Taboão. FOTO: Felipe Oliveira/Hoje
Tapetes de Corpus Christi confeccionados nas ruas de Taboão. FOTO: Felipe Oliveira/Hoje
Na manhã do feriado de Corpus Christi, no dia 26 de maio, a reportagem do Jornal Hoje em notícias, de Taboão da Serra, esteve in loco, no centro da cidade, para conferir a 23ª edição da tradicionalíssima exposição dos tapetes em celebração à uma das principais datas da Igreja Católica.

Saindo dos fundos do Santuário Santa Teresinha, o trajeto da exposição percorreu as ruas do Carmo, Jovina de Carvalho Dáu, Ernesto Capelari, Tereza Maria Luizetto, Senador Filinto Muller e a Avenida Armando de Andrade. Os próprios fiés confeccionaram suas artes, usando pó de café, laquê (para segurar e endurecer) e pó de serragem, tanto na cor neutra, como colorida (vermelho, azul e amarelo).

Com mais de 121 tapetes expostos no chão, o público pôde acompanhar de perto toda a produção das obras, que começaram já na madrugada. Os moradores da região, ou quem passava por uma das ruas, usaram seus celulares e máquinas para registrar o momento com fotografias.

O padre Vitor Luis, do Santuário Santa Terezinha, afirmou que o sentido do feriado de Corpus Christi é o corpo do Senhor representado pela eucaristia, pela fé das pessoas. “É uma festa muito significativa, muito bonita. São quase mil pessoas que se mobilizam em torno desse evento, que tem como cunho principal a evangelização. Afinal, sempre unidos com Jesus Cristo”, finalizou.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*