Taboão já tem 199.175 eleitores e já conta com cadastramento biométrico

0
55

Ainda sem obrigatoriedade e seguindo a meta estadual que prevê o cadastro de todos os eleitores até 2018, Taboão começou o cadastramento biométrico em agosto e procura ainda é baixa

Por Renata Gomes

Urna antiga ainda irá valer para as eleições de 2016
Urna antiga ainda irá valer para as eleições de 2016
Iniciado em 20 de agosto, os cartórios eleitorais de Taboão da Serra já estão realizando o cadastramento biométrico. Ainda não é obrigatório o comparecimento de todos os eleitores, por não se tratar de revisão de eleitorado, como ocorreu em Embu das Artes, mas os novos alistamentos, revisões de dados e transferências já estão passando pelo processo que inclui coleta de digitais, assinatura digital e foto. A meta do Estado de São Paulo é cadastrar todos os eleitores até 2018.
O número de eleitores em Taboão da Serra está bem próximo a 200 mil, quantidade que vai trazer mudanças nas eleições de 2016 com a realização de dois turnos. Até quinta-feira, 10, o total de eleitores aptos informados pelo cartório ao Jornal Hoje é de 199.175.

Segundo a auxiliar de cartório, Sandra Regina, da 416ª Zona Eleitoral do Parque Pinheiros, a procura ainda está baixa. “A procura ainda é pequena até a divulgação ainda não está intensa. Receberemos uma verba para reestruturar o atendimento. Hoje temos disponíveis quatro equipamentos, sendo um preferencial e o ideal para atender o eleitorado taboanense é de pelo menos seis máquinas”, informou.

Como a demanda ainda é pouca, os eleitores que comparecem no cartório já são atendidos, mas o agendamento é necessário para agilizar o procedimento e não deixar para a última hora, apesar de não ter uma data final estipulada para o cadastramento biométrico em Taboão da Serra.
Em nota ao Jornal Hoje, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) informou que a partir de 1º de outubro deste ano, o cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade. O objetivo do TRE é que, quando o município tiver cadastrado 60 % do seu eleitorado, a biometria passe a ser obrigatória – desde que haja tempo hábil para concluir os trabalhos antes das eleições (até o prazo final do alistamento eleitoral em 2016).

Para realizar o cadastro biométrico o eleitor deve ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor através do número 148 ou através do site www.tre-sp.jus.br e na data programada comparecer em um dos cartórios com a documentação necessária título de eleitor original, um documento de identidade também original e com foto, além de um comprovante de residência recente.

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

Informações para agendamento:

324ª Zona Eleitoral
Taboão da Serra
Endereço: Rua Elisabeta Lips, 303. Bairro: Jardim Bom Tem. Horário de Atendimento: 11h às 17h. Telefones para contato: (011) 4701-8051/4786-4912. Fax: (011) 4701-8051.

416ª Zona Eleitoral
Taboão da Serra
Endereço: Avenida Laurita Ortega Mari, 1412. Bairro: Parque Pinheiros. Telefones para contato: (011) 4786-2613/4786-3421. Horário de atendimento: 11h às 17h. Fax: (011) 4786-3250.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*