Região se prepara para o feriado de Corpus Christi

0
273

Ruas e avenidas das cidades de Taboão, Embu e Itapecerica serão enfeitadas com tapetes confeccionados pela igreja católica

Cidades de Taboão, Embu e Itapecerica têm programação no feriado de Corpus Christi e exposição dos tradicionais tapetes
Cidades de Taboão, Embu e Itapecerica têm programação no feriado de Corpus Christi e exposição dos tradicionais tapetes
Levar amor e paz aos cristãos, através de belas imagens. Essa é a proposta dos tapetes em comemoração a Corpus Christi no feriado de 04 de junho, nas cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Confeccionados por membros das igrejas católicas com serragem, borra de café, farinha, areia, pedrinhas, material reciclado, tecido TNT, entre outros materiais, os tapetes coloridos atraem muitos visitantes.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo.

Confira as programações:
Taboão da Serra: as vias começam a ser marcadas a partir da meia noite de quinta-feira, 04. Ficarão fechadas as ruas do Tesouro, Ernesto Capelari, Senador Felinto Müller, avenida Armando Andrade, do Carmo e Tereza Luizetto Buscarini. Após o almoço começa a visitação, no final da tarde os fiéis realizam a tradicional procissão, em seguida acontece a missa. No último ano, a comunidade católica montou 121 tapetes e 700 metros em tecido que foram espalhados em mais de um quilômetro e meio.

Itapecerica da Serra: Uma das mais famosas e tradicionais celebrações da região. A missa será no Santuário de Nossa Sra. dos Prazeres e Divina Misericórdia, no Largo da Matriz, onde estarão os tapetes coloridos, a partir das 10h, e onde acontece a procissão e a bênção do Santíssimo, às 15h. Ano passado os fiéis visitaram 60 tapetes, que foram espalhados em 400 metros de extensão.

Embu das Artes: Os tapetes de Corpus Christi serão novamente confeccionados a partir das 6 da manhã, para a tarde o calçadão do Centro Histórico e as ruas de acesso às paróquias da cidade, estarem prontos para visitação dos fiéis. Às 19h acontece a procissão, que terá início no ginásio de Esportes Hermínio Espósito e segue até o Museu de Arte Sacra, no Centro Histórico. Em 2014, foram montadas 80 peças em uma extensão de 500 metros.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*