Primeiro Simpósio de Economia Verde começa com Feira de Profissões em Embu das Artes

Evento gratuito acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e busca apresentar formas concretas de economia criativa e desenvolvimento sustentável

0
119
Foto: Divulgação

NDia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (05/06), a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE) estreia o primeiro dia do Simpósio de Economia Verde de Embu das Artes. Uma série de palestras e debates ocorre em torno do tema Profissões Ambientais, no qual profissionais que já atuam na área poderão compartilhar suas experiências e importância da sua atuação para o meio ambiente. Entre as categorias confirmadas para o evento, estão: biólogo, engenheiro, paisagista, gestor ambiental, jornalista, entre outros.  

No próximo sábado (09/06) acontecerá o segundo dia do evento, com workshops de atividades que podem ser desenvolvidas para gerar riqueza enquanto se preserva a natureza. São apresentados exemplos reais, casos de sucesso destas economias verdes, como criação de abelhas polinizadoras, produtos orgânicos a partir de frutos nativos, ecoturismo, alternativa gastronômica, entre outros.   

“Em um período que tanto se fala em sustentabilidade, com impactos visíveis de mudanças climáticas, torna-se necessário que as autoridades adotem medidas socioambientais para o desenvolvimento em todas as esferas públicas, a fim de assegurar a justiça social para todos”, comenta Rodolfo Almeida, presidente da SEAE.  

Dia Mundial do Meio Ambiente 

As pesquisas não são animadoras: apontam para o fato alarmante de que em 2050 faltará água para dois terços da população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). 

Profissões serão extintas, abrirão espaço para novolabores relacionados à tecnologia, cuidados humanos e serviços ambientais.  

Um passeio pelos litorais brasileiros e a paisagem com ruínas denuncia a invasão do mar, que avança por praias e casas antes distantes. No Pacífico, ilhas inteiras já são engolidas pela água. 

Ondas de extremo calor e extremo frio, em locais e temporadas atípicas, figuram as manchetes dos noticiários.  

Diante dos relatos acima, dentre tantos outros exemplos, percebe-se a urgência em agir em prol de mudanças alinhadas a um futuro possível. 

Neste cenário, a SEAE convoca a população para adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano e comparecer aos eventos, a fim de buscar ferramentas e informações para ser atuante nas transformações para um mundo melhor. 

SERVIÇO
1º Simpósio de Economia Verde de Embu das Artes 
Feira de Profissões Ambientais
Data: 05/06/2018 (hoje, terça-feira) 
Horário: Das 8h00 às 17h00 
Local: Teatro Popular Solano Trindade: Avenida São Paulo, 176, Jardim Sílvia, Embu das Artes  

Painel de Economia verde e Economia Criativa 
Data: 09/06/2018 (sábado) 
Horário: Das 8h00 às 12h00 
Local: Câmara de Vereadores – R. Marcelino Pinto Teixeira, 50  Parque Industrial Ramos de Freitas – Embu das Artes  

SOBRE A SEAE  
Criada por moradores na metade da década de 70, a SEAE atua na preservação ambiental de Embu e região, para estimular e ampliar os processos de transformação socioambiental, cultural e econômica, por meio de processos educacionais participativos e inclusivos, fomentando a atuação em políticas públicas, visando a conservação, recuperação e defesa do meio ambiente.   

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*