Postos de Saúde continuam com filas para vacinação contra Febre Amarela

0
58

Ainda são encontradas grandes filas nos postos de saúde das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra para a vacinação contra a Febre Amarela que seguem aplicando doses únicas (para a vida toda) da vacina, diferente da cidade de São Paulo que desde o dia 25 de janeiro está aplicando doses fracionadas que tem tempo de duração de imunização de 8 anos.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.

A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo (icterícia) e hemorragia em diversos graus. O vírus é tropical e mais comum na América do Sul e na África. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresentam sintoma e evoluem para a cura.

Desde janeiro de 2017, o número de casos de febre amarela vem aumentando. O último surto de febre amarela no Brasil ocorreu entre 2008 e 2009, quando 51 casos foram confirmados.

Sintomas de Febre Amarela

Muitas pessoas que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são:

Febre; Dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas; Dor de cabeça; Perda de apetite; Náuseas e vômito; Olhos, face ou língua avermelhada; Fotofobia; Fadiga e fraqueza.

Vacinação em Embu das Artes

A cidade de Embu das Artes limitou a vacinação apenas para pessoas que moram ou trabalham na cidade desde o dia 21 de janeiro.

Em resposta ao Jornal Hoje em notícias, a prefeitura respondeu que aproximadamente 190 mil pessoas já foram imunizadas. A cidade até o momento está trabalhando com doses únicas (para a vida toda).

As Unidades Básicas de Saúde de Embu das Artes atendem para a vacinação das 10h até às 16h. Não há registro de mortes de primatas pela doença. Sobre a quantidade de doses, a prefeitura respondeu que recebem um número limitado do Governo do Estado e conforme chegam, fazem a distribuição de acordo com a população de cada UBS.

Para receber o medicamento em uma das UBS de Embu das Artes, os moradores precisam apresentar comprovante de residência (conta de luz, água), Cartão Cidadão embuense ou cartão de matrícula do posto de saúde. Já para as pessoas que trabalham em Embu das Artes é necessário apresentar a Carteira de Trabalho (CTPS), ou a Declaração da empresa.

A prefeitura também realizou no dia 26 de janeiro uma ação para vacinar moradores de rua, cerca de 60 pessoas foram imunizadas.

Vacinação em Itapecerica da Serra

Em resposta ao Jornal Hoje, a prefeitura através do Dr. Milton Parron, coordenador da Vigilância Epidemiológica da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra, que do início da campanha até o dia 31 de janeiro de 2018, a cidade de  Itapecerica da Serra disponibilizou à população quase 146 mil doses de vacina , atendendo moradores da região e de demais cidades do Estado de São Paulo.

A cidade ainda é tratada como área de risco e está em estado de alerta contra a Febre Amarela, portanto ainda está trabalhando com a dose padrão (para a vida toda).

Segundo a prefeitura, até a tarde de quarta-feira (31), foram registrada a morte de 42 macacos diagnosticados com a febre amarela.

As unidades básicas de Saúde de Itapecerica da Serra realizam entrega de senhas em dois horários, às 8h e às 14h, ou até encerrar o lote disponível para o dia. A quantidade de vacinas disponibilizadas diariamente na cidade varia entre 300 e 500 unidades, variadas de acordo com demanda do posto.

Itapecerica também restringiu a vacinação para moradores ou pessoas que trabalham na cidade. O morador ou trabalhador deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa ou empresa que trabalha, munido de comprovante de endereço ou trabalho, carteira de vacinação e documento de identidade com foto (RG).

Vacinação em Taboão da Serra

Na cidade de Taboão da Serra, a última divulgação da quantidade de imunizados foi informada pelo prefeito, na inauguração da nova sede do corpo de bombeiros, segundo ele foram imunizadas 101 mil pessoas, porém muitas pessoas da cidade de São Paulo.

O jornal Hoje tentou contato com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Comunicação para atualizar os dados até o final do mês de janeiro mas não recebeu resposta. Segundo uma funcionária do posto de saúde do Parque Marabá, estão sendo distribuídas 300 senhas por unidade de saúde diariamente. As senhas são distribuídas a partir das 7h da manhã e as pessoas ainda estão madrugando na fila para tentar conseguir a vacina.

O prefeito Fernando Fernandes também em entrevista disse que disponibilizou uma equipe para visitar os bairros do chamado “Cinturão Verde” de Taboão da Serra para aplicar a Vacina como os bairros do Parque Laguna e outros.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*