Parque das Hortênsias ganha nome de Armando Andrade

0
325

Por Eduardo Toledo, especial Jornal Hoje em notícias

Armando de Andrade foi prefeito da cidade por duas vezes. Criou o Parque das Hortênsias  em 14 de fevereiro de 1978. FOTO: Arquivo da Família
Armando de Andrade foi prefeito da cidade por duas vezes. Criou o Parque das Hortênsias em 14 de fevereiro de 1978. FOTO: Arquivo da Família

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou na terça-feira, dia 4, por unanimidade, a inclusão do nome do ex-prefeito Armando Andrade no Parque das Hortênsias.

O vereador Luiz Lune (PCdoB) elogiou a iniciativa de colocar o nome de Armando Andrade no Parque das Hortênsias, uma obra considerada um ícone na carreira do ex-prefeito. “Temos que reconhecer a importância do Armando Andrade para nossa cidade, é uma homenagem justa e merecida”.

O vereador Marcos Paulo (Pros) disse que a homenagem a Armando Andrade resgata a memória de Taboão da Serra. “É um dos homens públicos que mais se destacaram na nossa cidade, deixou um legado imenso, uma história rica de obras e desenvolvimento e agora leva o seu nome no Parque das Hortênsias, sua obra esta imortalizada”.
Armando Andrade foi um dos políticos mais influentes da região, sendo responsável por diversas obras em Taboão da Serra, que ainda hoje são consideradas um dos legados mais importantes da região.

Além do Parque das Hortênsias, são obras de Armando Andrade o Cemur, o Ginásio de Esportes no Jd. Helena, o prédio do Fórum, o Estádio Municipal, a praça Luis Gonzaga, os Prontos Socorros do Antena e Akira Tada, além de construir o prédio da maternidade municipal, obras que até hoje têm importância na vida de todo taboanense.
O ex-prefeito também implantou novos serviços na cidade, criando as linhas municipais e ampliado as intermunicipais. Uma das maiores conquistas de Armando Andrade é a criação da Guarda Civil Municipal na década de 90.

Sua história política começa em 1972, quando saiu candidato pela primeira vez a vereador com apenas 31 anos. Exerceu seu mandato na Câmara Municipal entre 1º de fevereiro de 1973 e 31 de janeiro 1977, sendo presidente do Poder Legislativo nos últimos dois anos de mandato.
Em 1976 se candidatou a prefeito de Taboão da Serra pelo extinto Arena, e derrotou a ex-prefeita Laurita Ortega Mari e assumiu seu primeiro mandato, que na época era de seis anos. Armando Andrade voltou a prefeitura em 1989, após derrotar Paulo Silas, candidato apoiado por Buscarini. Armando Andrade lançou diversas lideranças políticas, entre elas o atual prefeito Fernando Fernandes e os ex-vereadores Medinho e Arlete Silva.

Apaixonado por Taboão
Armando Andrade era, acima de tudo, um apaixonado por Taboão da Serra. O ex-prefeito guardava um inestimável acervo de fotos e histórias da cidade. Nos últimos anos, ele se dedicou a escrever um livro, ainda não editado, sobre a memória do município desde a sua emancipação.
Durante quase dois, Armando Andrade manteve um blog no Portal O Taboanense onde contou diversas histórias sobre Taboão da Serra. O ex-prefeito morreu em março de 2013 vítima de câncer.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*