Os assaltos na região central de Itapecerica da Serra continuam

0
134
Frente da loja com uma faixa pedindo mais segurança para as autoridades – Foto: Divulgação

A onda de assaltos na região central de Itapecerica da Serra continua sem solução; mesmo após autoridades políticas se reunirem com os comerciantes. O prefeito Jorge Costa (PTB) recebeu em seu gabinete, no final do mês maio, junto com os secretários de Segurança Oswaldo Cardenuto, e de Governo, Claudio Silvestre Junior, um grupo de comerciantes da região central da cidade para tratar de ações de segurança na região. Na ocasião foram apresentadas diversas iniciativas para inibir assaltos, também foi aberto um canal direto de comunicação com os empresários.
Mas até agora as ações não avançaram. Um comerciante enviou uma nota para a redação do jornal indignado com os assaltos. Embora a reunião tenha acontecido, eles estão atentos.
Os comerciantes apontaram os principais problemas que têm encontrado na área da segurança e colocaram como maior gravidade os assaltos realizados durante a madrugada. Claudio Silvestre, secretário de Governo, propôs ‘linkar’ as câmeras de segurança das lojas do centro com o Sistema de Monitoramento da Prefeitura. “Uma vez divulgada essa integração, com certeza irá inibir as ocorrências na região”, explicou. O secretário ainda sugeriu marcar uma nova reunião, agora com a presença do comandante da Polícia Militar, para ampliar os esforços pela segurança na região central.
Sobre o Sistema de Monitoramento, Cardenuto contou que ele foi totalmente renovado, e em breve será ampliado. Segundo o secretário, das 34 câmeras, 12 estavam apagadas e oito sem foco no início do ano. “Hoje as 34 câmeras estão funcionando com nitidez”, comemorou.
O secretário de Segurança explicou também que a Prefeitura precisa aumentar o efetivo da GCM, atualmente com 72 guardas. Porém isso só será possível no ano que vem, pois não há orçamento em 2017 para a contratação dos aprovados no concurso.
Atualmente todas as viaturas do município estão em funcionamento e a cidade ganhou uma Base Móvel da GCM. Cardenuto destacou que o patrulhamento cresceu 400%: hoje são três viaturas, duas motos, uma Base Móvel e duas ROMUs (Ronda Ostensiva Municipal Urbana) na rua.
A Polícia Militar disse que está atuando de forma direta no combate a criminalidade na cidade de Itapecerica da Serra e região. Disse também que vai intensificar as ronda no centro da cidade. Leia a integra da nota enviada pelo comerciante.

“Há algumas semanas atrás, um comerciante de Itapecerica, indignado por ter o seu estabelecimento roubado inúmeras vezes, tomou uma atitude inusitada. Pendurou na fachada da sua loja uma faixa com os seguintes dizeres: “Sr. Prefeito Jorge Costa e Vereadores de Itap, nós comerciantes não estamos aguentando os assaltos à noite, solicitamos uma base da Guarda Municipal ou da Polícia Militar…”.
Fotos da faixa circularam por todas as mídias sociais, motivando grande número de visualizações e comentários. A maioria dos comentários se solidarizava com a situação do comércio e, outros, alertavam para os inúmeros assaltos e roubos que assolam a nossa cidade.
O fato é que a atitude do comerciante, louvável e corajosa, apenas reflete a situação de abandono do comércio central, que acontece há muitos anos. Raros, aqueles que não tiveram suas lojas arrombadas e furtadas. Alguns foram obrigados a fechar as portas, pois não suportaram os prejuízos causados. Da mesma forma, o comércio carece do apoio da Associação Comercial de Itapecerica, que há muito tempo, muito tempo mesmo, está na mão da mesma diretoria e que nada faz para apoiar o comércio do município.
Diante disto, um grupo de comerciantes, no dia 24/05, foi recebido pelos secretários de segurança e governo do município, que se comprometeram a integrar as câmeras de segurança dos lojistas com a central de monitoramento da GCM. Da mesma forma se comprometeram a aumentar a ronda noturna (horário da maioria dos roubos e arrombamentos no comércio) e marcar uma nova reunião com o comando da Polícia Militar.
Nós, comerciantes da cidade, estaremos atentos e aguardando as providências que serão tomadas.
Álvaro R. de Melo”

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*