Moradores do Jardim das Oliveiras cobram autoridades por mais segurança na região em reunião do Conseg

0
51

Insatisfeitos com a alta nos índices de roubos na cidade, moradores do Jardim das Oliveiras cobram por mais efetivo policial na região. Em contrapartida, Guarda Municipal pede que cidadãos façam os boletins de ocorrência, o que não acontece na maioria das vezes

Por Felipe Oliveira

Foi realizada na quarta-feira, 29, na Associação Amigos do Bairro Jardim das Oliveiras, em Taboão da Serra, a tradicional reunião do Conseg Monte Alegre (Conselho Comunitário de Segurança). Na pauta, assuntos relacionados à

Reunião do Conseg foi realizada na Associação Amigos do Bairro do Jardim das Oliveiras.  Foto: Felipe Oliveira
Reunião do Conseg foi realizada na Associação Amigos do Bairro do Jardim das Oliveiras.
Foto: Felipe Oliveira
segurança e os altos índices de violência na cidade, que aumentaram em relação à 2015.

Os representantes da Guarda Municipal e Polícia Civil foram cobrados pela população, insatisfeita e insegura com os recorrentes casos de roubo na cidade. A única ausência foi o representante da Polícia Militar. O vice-prefeito, Laércio Lopes (PTB), também compareceu ao encontro e disse que a prefeitura aumentou o efetivo policial no último mês, com a integração de 30 novos guardas municipais.

Moradores cobram mais segurança
A tônica da reunião, segundo a maioria dos cidadãos presentes, teve como tema principal os diversos casos de roubos de celulares, além da sensação de insegurança por ausência policial em horários de pico. Uma mãe, moradora da região, contou que, recentemente, 14 adolescentes foram surpreendidos por bandidos ao saírem da escola, no período da noite. Ela ainda afirmou que, segundo os jovens, a Ronda Escolar foi vista na frente do colégio apenas uma vez neste ano.

O representante da Guarda Municipal solicitou que, em muitos casos, as vítimas não fazem o B.O (Boletim de Ocorrência), o que dificulta o trabalho da polícia na identificação dos meliantes e solução das ocorrências. Ele ainda lembrou que a Guarda também realiza o procedimento dos boletins.
“Segurança não é só polícia”, afirma delegado

O delegado Dr.Gilson Leite, do 1°Distrito Policial, reforçou o argumento da Guarda Municipal, para que os cidadãos façam sempre os B.Os. Ele ainda celebrou o grande número de presentes na reunião. “Quanto mais pessoas nos cobrando, mais o poder público vai se sensibilizar”, afirmou, ressaltando que o conceito de segurança “não é só polícia, é, também educação, saúde de qualidade, iluminação, saneamento básico, etc. Nós combatemos o efeito, não a causa”, finalizou.

“Assim como a população, o Conseg não está satisfeito”, diz o presidente
José Junior, presidente do Conseg do Jd. Monte Alegre, em contato com a reportagem do Jornal Hoje, relatou que a população de Taboão da Serra ainda está muito carente quanto à questão segurança pública. “Nesse último mês, houve um maior número de reclamações. Parece que a situação piorou. Pelos bairros onde a gente tem passado, temos conseguido respostas rápidas das autoridades”, disse Junior, que ressaltou uma conquista do Conseg: as bases comunitárias.

O Conseg adotou uma postura itinerante nos últimos meses, ao realizar suas reuniões em diversos bairros do município, visando aproximar os moradores. “Não sei se é uma questão política, mas dependendo do local, algumas pessoas vão, outras não. Caso seja realizada em um órgão público, as pessoas não vão. Isso é visível. Na Câmara, por exemplo, não obtivemos bons resultados. Já nas itinerantes, o retorno foi satisfatório”, relembrou.
O próximo encontro será no Intercap, na Avenida São Paulo, neste mês de julho.

A cidade dos roubos: até maio de 2016 foram totalizados 1.332 roubos na cidade
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o município de Taboão da Serra teve uma alta considerável no número de roubos na região, se comparado a maio do ano passado: 41%. Só em Taboão, foram 175 casos de roubos em maio de 2015 e 248 no mesmo mês em 2016.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*