Fiéis adoram Jesus e se encantam com tapetes no Corpus Christi na região

0
111

Por Adilson Oliveira, Verbo Online

Dezenas de comunidades da Igreja Católica celebraram o feriado de Corpus Christi na região com missas solenes e confecção de tapetes de serragem em vias públicas, nesta quinta-feira, dia 4. Após os ritos litúrgicos, os sacerdotes caminharam sobre os desenhos de temas religiosos com ostensório com Jesus sacramentado, presente na hóstia consagrada no altar, conforme o catolicismo, em momento de forte emoção para os fiéis reunidos em adoração.

Padre Alberto conduz Corpus Christi sobre tapete com desenho do cordeiro, símbolo de Jesus, em Itapecerica
Padre Alberto conduz Corpus Christi sobre tapete com desenho do cordeiro, símbolo de Jesus, em Itapecerica

ITAPECERICA DA SERRA
Em Itapecerica da Serra, onde o Corpus Christi com tapetes em torno da praça da matriz é tradição, o padre Alberto Gambarini conduziu missa na escadaria do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e caminhou com Cristo eucarístico sobre trecho dos desenhos, da lateral da igreja até em frente à Câmara. Fiéis tocavam a mão, documentos e fotos de parentes no suporte com a hóstia. Cerca de 3 mil pessoas, entre elas o vereador Gerson Larazin, participaram.

A solenidade do “Corpo de Cristo” foi instituída pela Igreja no século 13 e chegou ao Brasil com os portugueses. Renato Ramos, 37, administrador de empresa morador de Embu das Artes, que sempre ia com a mãe quando criança, levou uma sobrinha e, pela primeira vez, a filha, para “acompanhar a religião e se familiarizar” com a cerimônia, inclusive ver os tapetes. “Eu gosto, acho muito bonito o trabalho deles, na realidade é a comunidade que faz tudo isso aqui”, disse.

A dona de casa Maria Valois, 55, morou mais de 30 anos em Itapecerica e ia ao Corpus Christi na matriz. “Continuo vindo. Vou lá também [na igreja onde reside, em Taboão da Serra], mas gosto muito da missa do padre Alberto, acho alegre, renovadora. E venho ver também os tapetes, que são lindos”, disse. A aposentada Isabel Maria de Jesus, 69, do Campo Limpo (sul de SP), pegou um pouco do que restou dos tapetes. “Foi onde Jesus passou, ele é maravilhoso”, disse.

Também em Itapecerica, a Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes celebrou Corpus Christi com tapetes em ruas do Parque Paraíso. Em São Lourenço da Serra, jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida fizeram os desenhos no entorno da praça 10 de Agosto. Em Taboão, também prepararam os tapetes as paróquias Santa Ana, São Pedro Apóstolo, e São João Batista, que realizou missa campal no Pirajuçara, com presença do vice-prefeito Laércio Lopes.

TABOÃO DA SERRA
No centro de Taboão, crianças, jovens e adultos, desde as primeiras horas da manhã, confeccionaram 121 tapetes nas ruas do Tesouro, Jovina de Carvalho Dau, Erneto Capelari, Sen. Felinto Müeller, Armando de Andrade e Teresa Maria Luizetto. Pelas 17h, a procissão percorreu o trajeto, com Cristo eucarístico conduzido pelo pároco da igreja, monsenhor Aguinado de Carvalho. No Santuário Santa Terezinha, após a bênção do Santíssimo, aconteceu a missa solene.

EMBU DAS ARTES
Na periferia de Embu, a Paróquia Cristo Ressuscitado celebrou Corpus Christi na igreja e seguiu sobre os tapetes até a entrada de centro cultural no Parque Pirajuçara, onde o padre Lourivaldo Gonçalves deu a benção com o Santíssimo. A Paróquia Santa Tereza preparou tapetes na nave central da igreja. Fiéis da Paróquia São Marcos, com Cristo eucarístico à frente levado pelo padre José Carlos Brum, andaram por ruas do bairro e adoraram Jesus em altar em frente a casas.

No centro de Embu, as sete comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário enfeitaram a rua de mesmo nome com 60 tapetes coloridos com figuras de Jesus, Maria, anjos, entre outras, para encantamento de todas as idades. “Um mais bonito que o outro”, disse uma criança à mãe. No portão de casa, diante dos desenhos, a professora aposentada Clara Rosett, 80, era só elogios. “Todo ano tem, é lindo, maravilhoso, começaram [a fazer] ontem à meia-noite”, disse.

“É um pessoal correto, não tem barulho. Sirvo café, mas neste ano não quiseram, só pediram vassoura emprestada”, disse. Clara resumiu o que sente ao passar a procissão. “Fico emocionada, o sr. vai ver como é bonito”, disse ao VERBO. Após missa em ginásio, o padre Sebastião Gomes caminhou com Cristo eucarístico pelos tapetes. No largo dos jesuítas, os fiéis adoraram Jesus. O deputado Geraldo Cruz e os vereadores Rosana do Arthur e Clidão do Táxi participaram.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*