Fantasma do IPTU abusivo volta a assustar moradores de Taboão da Serra

0
138
Indignidas, moradoras antigas do bairro Saint Moritz reclamam do aumento abusivo do IPTU e da Taxa de Lixo – Foto: Mário de Freitas/Hoje

Moradores do Bairro do Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra, ficaram assustados quando receberam o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU de 2018. Os valores do imposto e da Taxa de Lixo duplicaram. Em alguns casos chega a ser três vezes mais.
Os moradores do bairro se reuniram na tarde de sábado, 17, na Praça Madre Tereza de Calcutá, próximo a Igreja de Santo Expedito, no bairro, para tratar o assunto. Cerca de 200 famílias foram até o local e esperaram o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e os vereadores, mas eles não compareceram. Apenas o vereador José Aparecido Alves, Cido da Yafarma (DEM), chegou com uma hora de atraso. Os contribuintes queriam saber do vereador o que aconteceu para subir tanto o IPTU. Segundo os participantes da reunião, o parlamentar não soube responder e marcou uma reunião no plenário da Câmara Municipal para terça-feira, 20, durante a sessão ordinária.
“Chamamos todos os vereadores e o prefeito, agora estão se escondendo. Eles não podem aumentar o IPTU assim”, disse Rosivaldo Travassos de Melo, morador do bairro.
Travassos exibe os carnês de 2017 e 2018 e mostra o aumento. “Isso não existe, estão cobrando o valor de um imóvel localizado no Morumbi. Para se ter uma ideia, o metro quadrado aqui chega ao absurdo de R$ 3.500”, questiona.
Moradoras que estão no bairro há mais de 20 anos disseram que não fizeram nada para aumentar tanto assim. “Moro aqui há mais de 20 anos e não reformei a casa para cobrar esse valor. Não sei onde arrumaram esses valores”, disse Gildaemeira Rodrigues da Silva, moradora do bairro. Ela diz que funcionários da prefeitura invadiram a casa dela e quiseram medir, mas não fizeram nada e foram embora. “Vieram aqui duas pessoas e disseram que eram da prefeitura e pediram para entrar na minha casa, mas eles apenas olharam e foram embora. Eu não sei o que eles vieram fazer aqui”, disse a moradora.
O que irritou bastante os moradores do bairro foi a cobrança da Taxa de Lixo. Zenilda Maria de Jesus, moradora há mais de 15 anos no bairro disse que leva o lixo para a rua de cima, pois o caminhão não passa na porta da casa dela. “Veja, estou pagando mais de R$ 400,00 para uma coleta de lixo que não existe. Se eu quiser que o lixo saia da minha casa, tenho que levar até a rua de cima. O caminhão nunca passou por aqui. Agora tenho que pagar por isso. Tá louco?” Indaga.
Não foi só a dona Zenilda que questionou a taxa do lixo, outras moradoras também criticaram a postura da prefeitura. “Eles nunca vieram aqui para pegar o lixo e tem que pagar. Sai fora…”.

Prefeito não comparece
Os moradores mostraram uma carta onde convidam o prefeito Fernando Fernandes para a reunião. “Não queremos que ele [prefeito] fique sem informação. Ele tem que explicar o aumento. Mandamos o convite. E para os vereadores também”, disse Travassos. “Em setembro de 2014, o prefeito veio aqui, disse que todos teriam escritura das casas e poderiam até financiar no banco. Tudo mentira. Agora vem o aumento do IPTU. Assim não dá, era melhor deixar como estava”, critica uma moradora. Muitos disseram que Fernando Fernandes enganou o povo do bairro. “Eu tirei foto na prefeitura quando o prefeito entregou a escritura. Queria o meu voto. Agora recebo um IPTU caro e não consigo pagar”, relata Zenilda.

Fraude do IPTU em Taboão
Em 2011, a cidade viveu um momento de horror com o IPTU. A prefeitura aumentou o imposto em até mil por cento. Agora, os moradores estão com medo de voltar a acontecer. “O prefeito Fernando Fernandes veio aqui e disse que ia baixar o IPTU. Disse que iria corrigir uma injustiça. Agora ele vem fazendo a mesma coisa… Assim não dá”, desabafa Travassos.

O que diz a prefeitura
Tentamos entrar em contato com a prefeitura de Taboão da Serra para explicar o aumento do IPTU, mas como é feriado de aniversário da cidade a administração municipal não funcionou. Estamos esperando a explicação da prefeitura.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*