2ª Conferência Regional de Capoeira reúne mais de 500 participantes em Embu

0
33

Capoeiristas da região do Conisud se unem para lutar por valorização dos mestres, ensino da arte nas escolas entre outras reivindicações

Capoeiristas realizam Conferência na Câmara de Embu das Artes. Foto: Divulgação
Capoeiristas realizam Conferência na Câmara de Embu das Artes. Foto: Divulgação

No sábado, 16, foi realizada na Câmara Municipal de Embu das Artes a 2ª Conferência Regional de Capoeira. O evento promovido pelas Associação dos Capoieristas de Embu das Artes (ACEA) e Associação dos Capoeiristas de Taboão da Serra (ACTBS) reuniu mais de 500 participantes de várias cidades da região do Consórcio da Região Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo Conisud.

De acordo Gerson Ribeiro , Mestre Colher de Pedreiro, membro do Conselho Regional de Mestres do Conisud, presidente da ACTBS, os eixos de discussão foram: a capoeira nas escolas; a aplicação da lei da “Bolsa Atleta”; valorização dos mestres, reconhecimento dos mestres da vanguarda que são os mestres com mais de vinte anos de mestrado; a criação de um fundo de amparo para os mestres e profissionais da capoeira; a coordenadoria de capoeira; a capoeira na sociedade; etc.

O Mestre Joca, presidente da ACE, disse que foi dado um enorme passo pois apresentaram o plano municipal. “Esperamos nos fóruns de debate arredondar os eixos para que a maioria dos capoeiristas seja beneficiada. Ainda neste ano os frutos das conferências devem ser colhidos até mesmo fora de Embu. A cidade de Taboão da Serra apresentou o projeto do Dia da capoeira à Câmara Municipal e para fechar com chave de ouro foi apoiado o reconhecimento do Mestre Azambuja como gran mestre da cidade pelos seus mais de quarenta anos de serviço prestados às crianças, adolescentes jovens e adultos”, relatou.

O Mestre Colher de Pedreiro que esteve fazendo reivindicações na Câmara de Taboão, diz ter expectativa de alcançar algumas demandas até o fim do ano. “Queremos ainda neste ano de 2015, comemorar na última semana de novembro nossa primeira semana da capoeira. Além do dia do capoeirista, Taboão visa assim como Embu a inserção da capoeira nas escolas, projetos pelos quais temos o apoio da maioria dos vereadores”, explicou.

Participaram do evento os vereadores Professor Moreira (PT) de Taboão da Serra e Doda Pinheiro (PT) de Embu das Artes e secretários municipais. “Sempre apoiei como todos sabem a capoeira na região e a tendência é as cidades venham a ganhar com a cultura dela nas escolas. Deixo claro que estarei sempre disposto a ajudar no que for possível”, disse o professor Moreira.

Propaganda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

*